Muitas marcas não conseguem se manter no mercado, vezes devido ao grande número de concorrentes, vezes pela pressão do mercado, por não conseguir tornar a sua marca forte e mais competitiva em relação as outras.

Manter-se em atividade não é uma tarefa fácil, porém conseguir uma grande parcela de mercado é mais difícil ainda. Não é uma missão fácil fidelizar clientes e se manter competitivo em relação a concorrência, muitos fatores podem implicar para agravar isso, como o preço da concorrência, os novos entrantes no mercado, bens e produtos substitutos, há enumeras dificuldades na hora de reter um grande número de clientes.

Como ultrapassar as barreiras impostas pelo mercado e fazer o valor da sua marca ser identificado pelos consumidores? A resposta disso é simples: o valor da marca vem quando a empresa deixa de se preocupar apenas em vender os seus produtos e começa se preocupar em entregar valor para os seus clientes e gerar experiência positivas em relação a marca.

Criar valor intangível não é uma tarefa fácil, mas se você quiser obter bons resultados de relacionamento com os seus clientes é essencial optar por formas de fazer que ele perceba tudo o que você entrega a ele, na qual essa entrega de valor pode vir através da relação de afeto e troca de experiências que os consumidores têm com as suas marcas.

Hoje em dia muitas marcas estão se preocupando mais em entregar valor e não apenas em vender os seus produtos. É importante que o seu público perceba o valor que você tem, assim a sua relação com ele ficará cada vez mais próxima e dificilmente outra marca será capaz de reter os seus consumidores.

“Valor percebido baseia-se, na diferença entre o que o cliente obtém e os custos que ele assume pelas diferentes opções possíveis.” Philip Kotler.

Algumas marcas, como Disney, Adidas, Apple, Coca-Cola, entre outras grandes marcas, deixam clara a sua preocupação com a experiência do usuário e do seu estilo de vida.

Porque comprar um Iphone de quase R$ 4.000 mil reais se eu posso ter um celular 10 vezes mais barato? A resposta está no valor, a entrega de valor que a marca proporciona para o usuário.

iphone

A Coca-Cola é outra marca forte em relação a entrega de valor, ela sempre abraça causas sociais que demonstram a sua preocupação com o seu público, um exemplo disso é o seu antigo slogan “Abra a felicidade”. Esse slogan nos remete imediatamente a preocupação da marca com o seu público em trazer coisas boas ao usuário assim que ele usufruir um dos seus produtos. É uma marca que quer ir além de apenas vender, ela quer gerar experiências positivas em relação aos seus produtos para que o público possa identificar e entender o seu valor.

cocaopen00

Pense além do produto, pense em como isso pode impactar a vida do consumidor de forma positiva, antecipe as suas necessidades e desejos, torne a sua experiência agradável e faça-o ver que ele pode ter outras escolhas e que somente o seu produto ou serviço será capaz de atender a sua real necessidade.

Entregue muito mais que o produto bruto e tenha ótimos resultados em relação aos seus clientes, uma vez que seu cliente identificar o seu valor e criar um vínculo com a sua marca dificilmente ele irá atrás da concorrência, lembre-se também que manter seus clientes é mais fácil e mais barato que conseguir novos clientes.