UX Design: Não explique, simplifique!

Muitas empresas novas, ao ingressarem no mercado, são engolidas pela concorrência. A causa deste problema pode ser a pressão de entrar em um mercado com um concorrente pioneiro, pela fidelidade dos consumidores com outras marcas ou, muitas vezes, pode ser pela comunicação ineficiente desses novos entrantes no mercado.

O Google desde seus primórdios teve uma comunicação e uma experiência de uso extremamente eficiente e eficaz, iniciando com apenas 1 campo de texto e 1 botão ele entregava exatamente o que seu cliente buscava, de forma muito intuitiva, não dando espaço para erros. Temos pelo menos 26 321xc-6592802motores de busca na internet, quais você conhece?

A experiência e a comunicação que o Google trás para seus usuários é o que devemos considerar na construção de qualquer marca e produto. Para chegar em um resultado parecido, damos 3 dicas:

  • Facilite o entendimento para o seu consumidor, com uma linguagem simplificada, nada técnico;
  • Faça os passos dele mentalmente, desde o momento que ele inicia o contato com seu produto até a execução da compra;
  • Sempre tenha empatia: se coloque no lugar dele e imagine onde ele iria buscar a informação. Antecipe seus passos!

Quando você conseguir passar a sua mensagem e se fazer entender pelos seus usuários, você dificilmente será engolido pela concorrência, ficando cada dia mais simples se fortalecer no mercado.

 

Jaqueline Rocha