Publicidade, propaganda, design, estratégia… O que é marketing?

Muitos clientes que temos, e que teremos, aparecem pensando que marketing é propaganda ou é apenas digital, alguns outros imaginam o marketing como algo supérfulo, apenas design ou até mesmo um criador de “logomarcas” e cartões de visitas.

O grande problema dessas abordagens não é nem o fato delas serem erradas, visto que muito do que falamos acima também faz parte do marketing, mas sim que as pessoas nunca vêem o fator principal do marketing, o porque dele realmente existir, a estratégia.

Marketing é uma disciplina da administração de empresas não por um mero acaso. O marketing é a matriz estratégica que o negócio deve ter para existir, porque é através do mercado que a empresa nasce, vive e morre, e o marketing é isso: mercado.

Associar um termo que surgiu do inglês, derivado da palavra market (mercado), apenas à área de comunicação é um erro absurdo porém comumente aceito e disseminado. Marketing é uma palavra sem tradução, mas a aceitação tradicional em tradução livre é mercadologia ou estudo de mercado, que ainda está um pouco longe da publicidade (tornar público), da propaganda (propagar), do design (conceber forma e função) e muito mais próximo da estratégia (conhecer cenários, definir objetivos e aplicar recursos) aplicada ao mercado.

Através desta disciplina pode-se levantar todo o cenário mercadológico que a empresa irá se desenvolver, para obter informações acerca de seu público, concorrência, fornecedores, geografia, história e economia. Com essas informações em mãos seu negócio começa a agir em todos os pontos necessários para aproveitar oportunidades e abrir barreiras no mercado, para então começar a utilizar as ferramentas que o marketing dispõe: a publicidade, a propaganda, o design, etc…

Assim, vemos que o que muitos chamam de marketing são na verdade suas ferramentas, apenas a ponta do iceberg. Portanto, nunca fale que você nunca fez marketing, porque só de estar como parte do mercado você já o faz, de uma forma empírica, mas faz.

processo de marketing