Para entender o seu cliente você deve ir além de apenas monitorar o fluxo de curtidas e visitas nas suas redes sociais. Você deve saber o real motivo que o levou escolher você ao invés da sua concorrência, você deve conhecer o seu cliente desde as suas necessidades até o motivo das suas escolhas.

A técnica de funil de vendas é o processo de fazer o acompanhamento do cliente do início da compra à pós-venda, é uma técnica utilizada para traçar os passos do consumidor e fazer que ele siga um caminho até efetuar a compra.

 

O funil de vendas é dividido em três etapas, topo meio e fundo

 

  1. Topo do funil: Conhecida como a parte da consciência, é uma das partes mais importantes, onde o seu potencial cliente ainda não sabe que tem uma necessidade, ou que já existem produtos e serviços capazes de suprir suas necessidades.

 Você deve despertar a curiosidade dele, o fazer ver que tem uma necessidade e que ele precisa obter o seu serviço ou produto.

Para que essa fase seja eficiente e você consiga fazer com que ele veja a necessidade pelo seu produto você deve gerar conteúdFunil-de-vendas1os de fácil entendimento e estratégias para ir aguçando a sua curiosidade.


Ferramentas de auxilio: 

  • Blog
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

 

  1. Meio do funil: Essa fase é conhecida como a descoberta, é agora que o cliente identifica que ele tem necessidade por alguma demanda e busca uma solução para o seu problema. Após identificar a sua necessidade, ele vai atrás das suas opções de serviços e produtos para adquirir o produto ou não.

Para a montagem dessa etapa você deve trazer para o seu cliente a solução para a sua necessidade, você precisa gerar conteúdos muito mais informativos para que ele possa conhecer as soluções que você oferece para ele.

É muito importante também que você estreite a relação com os seus consumidores nessa etapa, aproxime-se conheça o seu consumidor para poder adaptar a sua mensagem para ele e conseguir concluir a venda na próxima etapa. 

 

  1. Fundo do funil: É nessa etapa que o lead escolhe o serviço e produto que atende a suas necessidades e realiza a compra.

Agora, é a hora de você se apresentar para o seu futuro lead, nessa etapa você apresenta as suas soluções e a sua empresa, para que o seu cliente possa te conhecer ainda melhor e futuramente vir a efetivar a compra.

 

Vantagens

 O funil de vendas gera muitos benefícios para as organizações, entre eles você entende o motivo da compra dos seus consumidores, quais são os pontos positivos e negativos da sua concorrência e consegue mensurar também qual o desempenho da sua equipe.

consegue elaborar metas que possam ser cumpridas pela sua equipe, analisar o perfil do cliente e identificar novas demandas de produtos e serviços e até mesmo fidelizar seus clientes.

 

Cuidados

O Funil de vendas é extremamente importante para o seu negócio, mas alguns cuidados devem ser tomados:

  • Saber ouvir o seu consumidor
  • Gerar ações continua para o seu funil de vendas
  • Conhecer cada etapa do seu funil
  • Gerar bons conteúdos

 

O funil de vendas é uma técnica importante para você conhecer o seu consumidor, mas cuidados devem ser tomados para que o seu negócio evolua. Gerar conteúdo é extremamente importante desde que seja bom, mas lembre-se! Gerar conteúdos mal estruturados pode acabar com o seu funil.

 

Jaqueline Rocha