Aula de Marketing Digital #001

Nichos de mercado – Como decidir o seu nicho de mercado no Marketing Digital.

Reproduzir vídeo

Recomendações

A Estratégia do Oceano Azul

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Aula em texto

Aula 001 – Nicho de Mercado

Como você define o nicho de mercado do seu produto?

A primeira coisa que você deve entender é que o nicho de mercado é diferente da área de atuação.

A área de atuação é algo maior.

Por exemplo: Se você atua vendendo para empresas de varejo, significa que varejo é a área de atuação, enquanto que seu nicho amplo é, neste exemplo, Micro Empresas, e o nicho é Micro Empresas de Varejo que vendem Roupas.

Um outro exemplo, para serviços: Imagine que você é um advogado, sendo que atua na área trabalhista, você pode ter o Empregado como Nicho Amplo e os Tripulantes (empregados de navios e embarcações) como nicho.

No caso de uma Hamburgueria, poderíamos colocar a área de atuação como Restaurante no local X, Lanches como nicho amplo e Hamburguers Gourmet como nicho. Afunilando mais, ele pode ser uma Hamburgueria Gourmet para Vegetarianos, aí estamos entrando no que chamamos de micro nicho.

Resumindo, a divisão é:

Você tem um Negócio, dentro dele a Área de Atuação, dentro o Nicho Amplo, seguido do Nicho e finalizando com os Micro Nichos.

Aí vem a dúvida: Eu tenho um mercado, que vende muitas coisas, qual o meu nicho?

Na verdade, você tem que dividir o mercado em Nichos Amplos, Nichos e Micro Nichos, categorizando tudo o que você vende e separando a comunicação.

Como exemplo, mostramos a Kabum, que é um e-commerce de entretenimento, sendo essa a sua área de atuação, mas ela tem um nicho amplo de Eletrônicos, com um nicho de Gamers e um micro nicho de Playstation 4. Assim ela comunica especificamente com seus públicos em campanhas focadas no nicho e no micro nicho, de acordo com sua estratégia.

Para que você possa definir seu nicho, recomendo que você se faça duas perguntas:

1 – Quais os meus talentos?

Aqui você vai entender seus talentos para saber no que você é bom e pode competir em alto nível, devido a sua facilidade e aptidão para a atividade em questão.

2 – Qual a demanda reprimida do mercado?

Esta pergunta serve para você entender quais tipos de problemas você pode resolver que ainda não é resolvido de forma satisfatória. Tente levantar aqui as dores do mercado para poder definir um nicho de mercado.

Agora, se conseguir identificar uma demanda reprimida na qual você tem o talento para resolver, aí estamos falando de um nicho perfeito.

O que recomendo para você se aprofundar em estratégias de nicho, é a leitura do livro Oceano Azul.

O Oceano Azul é o mar tranquilo, que você, como um tubarão, terá todos os peixes somente para você.

O Oceano Vermelho é o inverso, um mar turbulento, com muitos tubarões, onde a concorrência é alta e a energia gasta é muito grande para conseguir sobreviver.

Outra dica é o Google Trends, que é uma ferramenta gratuita para que você entenda se o nicho que você quer atuar está em alta ou em baixa.

Comente ou coloque suas dúvidas abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça parte do nosso canal no Telegram

Pelo nosso canal, você poderá receber todos os nossos conteúdos e insights sobre marketing, vendas e gestão.

ou inscreva-se em nossa Newsletter e receba as aulas em primeira mão, toda quinta-feira!

Termos e condições

1 – A MARKFRAME prestará os serviços de consultoria sem qualquer exclusividade, desempenhando atividades para terceiros em geral, desde que não haja conflito de interesses com o pactuado no presente instrumento contratual.

2 – Os serviços serão prestados com total autonomia, liberdade de horário, sem pessoalidade e sem qualquer subordinação ao CLIENTE.

3 – Da mesma forma, o CLIENTE poderá contratar outros profissionais ou empresas para prestar os serviços contratados neste documento, sem qualquer exclusividade da MARKFRAME, a menos que haja algum conflito de interesses.

4 – Os serviços acima mencionados serão prestados pela MARKFRAME no formato de Assessoria, ou seja, a MARKFRAME, durante as reuniões de alinhamento, apresentará uma lista de atividades com prazos específicos que devem ser implementadas pelo CLIENTE.

5 – É de responsabilidade do CLIENTE executar as atividades indicadas pela MARKFRAME no prazo.

6 – Em necessidade de exercício profissional na sede do CLIENTE, este deverá requerer com antecedência mínima de 03 dias.

7 – Havendo necessidade de labor em sede do CLIENTE, todos os custos serão suportados pelo CLIENTE.

8 – As reuniões de alinhamento acontecerão semanalmente e via online, seja através de vídeo conferência, áudio conferência ou mensagem por e-mail. As reuniões também podem ser realizadas na sede da empresa do CLIENTE quando combinado entre as partes.

9 – Ao final do mês é entregue um relatório referente as horas trabalhadas, entregas e resultados, quando aplicável.

10 – A renovação do contrato é automática, e sua rescisão ocorre a partir do não pagamento da parcela no prazo estabelecido.

Fale conosco por WhatsApp

ou envie-nos um email